Chapadinha

(2005-2007) Cidadania Ativa

CARACTERIZAÇÃO LOCAL

O município de Chapadinha, está situado no Estado do Maranhão, Região Nordeste do Brasil. 3400 Km2 de extensão, o município fica central num triângulo entre a capital do estado S. Luís do Maranhão, a 240 km, a capital do vizinho estado do Piauí, Teresina, a 260 km e o porto marítimo de Parnaíba, também no Piauí, a 250 km. De Brasília dista cerca de 2000km, do Rio de Janeiro 3000, e de São Paulo perto de 3500km. Eclesiasticamente faz parte da Diocese de Brejo, que tem como cabeça da Igreja local Dom Valter Carrijo, uma das mais pobres das 12 dioceses que constituem o Regional Nordeste V da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nesta mesma diocese os Missionários da Boa Nova, presentes no Maranhão desde 1978, têm a seu encargo pastoral a paroquia vizinha de Mata Roma que, embora com algumas nuances antropológicas e sociais, não foge muito à caracterização geral do Baixo Parnaíba Maranhense.  

A região citada é dominada por ricas famílias de fazendeiros. O povo trabalhador dá-lhes o feijão como renda e fica com o arroz e a mandioca para sua alimentação. O gado é bem exclusivo dos fazendeiros, aos quais as populações têm de vender tudo o resto que cultivam e colhem, pelo preço que aqueles quiserem. As famílias só podem ter algumas galinhas e um ou dois porcos. Além disso são as poderosas famílias que se vão degladiando entre elas para conseguirem a hegemonia política da região, bem mais abrangente do que a área do município. Todas estas famílias têm, no entanto, um fio comum, a oligarquia Sarney que domina o estado do Maranhão desde 1964. Apesar das, aparentes diferenças entre as famílias terratenentes de Chapadinha – descendentes do tempo em que o fazendeiro se auto-denominava “coronel” – a sua vassalagem para com a genealogia política de família Sarney proporciona a união de todos em volta, por exemplo do mesmo candidato a governador – aquele que é indicado pelo clã Sarney. Torna-se, por isso, missão espinhosa, trabalhar para que a dignidade da pessoa humana seja respeitada. A chegada dos Missionários da Boa Nova a Chapadinha, há mais de 25 anos, veio semear entre o povo a esperança cristã de que o compromisso de Fé das pessoas pode ajudar a transformar a situação em que os locais sempre viveram.

Este projeto dos Leigos Boa Nova pretendeu ser um contributo para que a Diocese de Brejo, em geral, e as paróquias de Chapadinha e Mata Roma, em particular, mantivessem a sua pujança cristã e o trabalho profético dos Missionários e Missionárias da Boa Nova saísse reforçado e enriquecido com a colaboração solidária dos leigos que aí pretenderam exercer o seu ministério laical.


OBJETIVOS GERAIS

– Criar solidariedade entre os povos e as igrejas locais;

– Contribuir ao jeito de “sal, fermento e luz”, com voluntários missionários dispostos a dar parte da sua vida à causa da evangelização dos povos e dos grupos sociais mais carenciados;

 

ÁREAS PRIVILEGIADAS DE ATUAÇÃO

– Enfoque na solidariedade espiritual e material com o povo;

– Evangelização e Trabalho Pastoral;

– Defesa dos Direitos Humanos;

– Educação para o Desenvolvimento e a Promoção Humana dos mais Carentes (Saúde, Educação, Área Social, …)

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EQUIPA

A nível da Paróquia:

– Colaborar na Formação/ Organização das Comunidades

– Colaborar na Pastoral da Criança

– Colaborar na Pastoral da Juventude

– Colaborar na área dos Direitos Humanos

– Colaborar na Formação do Centro Boa Nova de Estudos Teológicos

– Colaborar na Formação de Professores na UESPI

– Colaborar na Pastoral Social

– Implementar a Pastoral da Saúde

– Implementar a Pastoral da Comunicação

 

A nível da Diocese:

– Estruturação da Comissão Diocesana Justiça e Paz

– Colaboração eventual em outras Pastorais


(2000-2002) Missão em Chapadinha

No dia 16 de Março de 2000, o Jorge rumou para o Brasil para uma missão de ano e meio na diocese nordestina de Brejo; essa missão foi depois prolongada por mais um ano, até Setembro de 2002. O destino foram as paróquias de Chapadinha, Mata Roma e Anapurus. O Jorge, dos Leigos Boa Nova e por eles enviado, teve também a solidariedade da diocese de Aveiro.

A sua presença e acção pastoral desenvolveu-se em três áreas principais:
Na pastoral da Juventude, integrou a coordenação paroquial (que só na cidade de Chapadinha conta com cerca de 10 grupos). Uma pastoral que tem vasto calendário de atividades e compromissos, muitas intervenções na sociedade; dela faz parte um vasto programa de dinamização social e cultural da massa juvenil (Chapadinha, com os seus 65 mil habitantes, deve ter uns 30 mil adolescentes e jovens), o que foi um desafio à criatividade do Jorge e da Coordenação!

A nível da educação, além de um curso de aprofundamento para os professores de língua inglesa, o seu trabalho encaminhou-se sobretudo para acções de formação junto dos professores, visando um debate e uma troca de reflexões para uma escola e um magistério que formem pessoas com conhecimentos, mas também com critérios e valores humanos e solidários.

Coordenar a pastoral de um bairro, permitiu ao Jorge um vasto leque de experiências e de contactos no horizonte mais largo da comunidade humana, diversificada por natureza. Foi uma maneira de se manter ligado à dura realidade da vida do povo, ao trabalho de base, à religiosidade popular, aos costumes e tradições locais, a comungar nas lutas e anseios populares. Por isso, com as Missionárias da Boa Nova, coordenou o trabalho pastoral do bairro do Areal, o maior da cidade de Chapadinha.

Além destas atividades que lhe estavam confiadas de maneira estável e permanente, houve inúmeros outros afazeres: entre tantos outros, a atenção permanente aos direitos humanos; sobre eles, o Jorge tinha um programa semanal na Rádio Mirante.

Nenhum apóstolo, mesmo leigo, sobrevive sem vida espiritual intensa. Além dos tempos individuais de oração e encontro com o Senhor, participou diariamente com a equipa sacerdotal na oração de Laudes, Vésperas e Eucaristia, precedida do terço em comunidade. Residiu na casa paroquial de Chapadinha, com a equipa sacerdotal e participando nela como verdadeiro membro. 

 

Facebook
Twitter